Assunto: |
Teoria
do Conhecimento e da Ciência |
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A
ARTE DE RAIMUNDO LÚLIO E A TEORIA ESCOLÁSTICA DA
CIÊNCIA
Conheça
outras obras de Raimundo Lúlio traduzidas para o
português:
O
livro do gentio e dos três sábios
de: Raimundo Lúlio
O
livro da ordem de cavalaria
de: Raimundo Lúlio
Livro
das Bestas
de: Raimundo Lúlio
Livro
do Amigo e do Amado
de: Raimundo Lúlio
O
Livro dos Anjos
de: Raimundo Lúlio
O
Livro dos Mil Provérbios
de: Raimundo Lúlio
Em castelhano:
El
hombre que demostró el cristianismo
de: Santiago Mata
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A
ARTE LULIANA E A FILOSOFIA MODERNA
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Descartes
atacava a silogística aristotélico-escolástica
dizendo que só servia para explicar aos outros
aquilo que já se sabe. De fato, o defeito da
escolástica consistia em separar a descoberta
da demonstração, e reduzia a ciência
apenas a esta última. O século XVII -
o século do método - buscou uma "arte
da descoberta geral", que fosse aplicável
a todas as ciências. Não é de se
estranhar, portanto, o interesse que a obra de Lúlio
despertou nesse período. Além disso, para
muitos autores, a busca de um método que servisse
para todas as ciências implicava a crença
na existência de uma ciência ou mathesis
universal, que era justamente o que defendia Lúlio.
O interesse da filosofia moderna pela obra de Lúlio
decorre do fato de que nenhum dos discursos sobre o
método surgidos nesse período pôde
evitar a referência a Lúlio. A Arte luliana
era um protótipo, mais ou menos bem conseguido,
de suas próprias propostas.
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