Conheça o nosso catálogo de produtos

Is the Inter-Religious Dialogue Impossible? (ebook)

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Disponível: Em estoque

R$17,00

Resumo

Bernardo Veiga de Oliveira Alves é bacharel em Ciências da Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; em 2008.
É membro fundador do Instituto Aquinate com o qual vem colaborando com diversos artigos e traduções.
Recebeu o prêmio que se concede à melhor apresentação oral no Congresso da UNIV em Roma no ano de 2007.
Is the Inter-Religious Dialogue Impossible? (ebook)

* Campos Obrigatórios

R$17,00

Detalhes

Quando a imprensa européia discute intensamente o prólogo escrito por Joseph Ratzinger ao último livro de Marcelo Pera; intelectual e político italiano; intitulado Perché dobbiamo dirci cristiani; recém publicado pela editorial Mondadori; resulta muito oportuno este trabalho que o leitor tem agora em suas mãos. Com efeito; no referido prólogo; Joseph Ratzinger; afirma que o diálogo inter-religioso é impossível a menos que o crente ponha entre parênteses a sua fé. Sem dúvida alguma; o pouco espaço que um prólogo oferece levou-o a omitir uma mais longa explicação sobre o que significa 'pôr entre parênteses a fé'. Daí a polêmica. Neste pequeno volume Bernardo Veiga apresenta-nos um acurado estudo sobre a presumível racionalidade das fés; que culmina numa avaliação das consequências culturais das decisões religiosas fundamentais; tudo isso alicerçado nos escritos de Joseph Ratzinger; o atual papa Bento XVI. O que nos revela é suficiente para entender o significado de 'pôr entre parênteses a nossa fé'. Por outro lado; Bernardo Veiga mostra-nos também como é isso mesmo o que Raimundo Lúlio dizia; setecentos anos antes. Ainda pouco conhecido em nosso país; Lúlio surpreende por sua abertura em uma época adversa ao seu pensamento. Foi um verdadeiro precursor em muitos campos do pensamento. Veiga mostra como o pensamento do papa sobre o diálogo inter-religioso assemelha-se muito à proposta luliana; por sujeitar o diálogo ao Logos e pela defesa incondicionada da liberdade religiosa. Uma explicação necessária em um momento muito oportuno.

Informação Adicional

Título Is the Inter-Religious Dialogue Impossible? (ebook)
Subtítulo The thinking of Benedictus XVI and Ramon Llull´s view of the inter-religious dialogue
Autores Bernardo Veiga
Sinopse Quando a imprensa européia discute intensamente o prólogo escrito por Joseph Ratzinger ao último livro de Marcelo Pera; intelectual e político italiano; intitulado Perché dobbiamo dirci cristiani; recém publicado pela editorial Mondadori; resulta muito oportuno este trabalho que o leitor tem agora em suas mãos. Com efeito; no referido prólogo; Joseph Ratzinger; afirma que o diálogo inter-religioso é impossível a menos que o crente ponha entre parênteses a sua fé. Sem dúvida alguma; o pouco espaço que um prólogo oferece levou-o a omitir uma mais longa explicação sobre o que significa 'pôr entre parênteses a fé'. Daí a polêmica. Neste pequeno volume Bernardo Veiga apresenta-nos um acurado estudo sobre a presumível racionalidade das fés; que culmina numa avaliação das consequências culturais das decisões religiosas fundamentais; tudo isso alicerçado nos escritos de Joseph Ratzinger; o atual papa Bento XVI. O que nos revela é suficiente para entender o significado de 'pôr entre parênteses a nossa fé'. Por outro lado; Bernardo Veiga mostra-nos também como é isso mesmo o que Raimundo Lúlio dizia; setecentos anos antes. Ainda pouco conhecido em nosso país; Lúlio surpreende por sua abertura em uma época adversa ao seu pensamento. Foi um verdadeiro precursor em muitos campos do pensamento. Veiga mostra como o pensamento do papa sobre o diálogo inter-religioso assemelha-se muito à proposta luliana; por sujeitar o diálogo ao Logos e pela defesa incondicionada da liberdade religiosa. Uma explicação necessária em um momento muito oportuno.
Nome da Coleção Diálogo Inter-Religioso
Editora Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (Ramon Llull)
Número de páginas 132
ISBN do Livro 978-85-89294-37-9
Encadernação Encadernação Especial
Dimensões do Produto Não
Ano da Edição 2011
Idioma Inglês

Tags do Produto

Use espaços para separar as Tags. E aspas simples (') para frases.