Home Notícias Studies on Ramon Llull
Notícias de Studies on Ramon Llull


REVISTA SCINTILLA PDF abrir em uma nova janela Imprimir E-mail
Escrito por Marco Antonio   
Ter, 23 de Julho de 2013 14:41

Na primeira quinzena de julho 2013 um número especial da revista Scintlla será dedicado a Raimundo Lúlio, coordenada pelo IBFC Raimundo Lúlio. Revela que o lulismo no Brasil começou graças ao sábio franciscano japonês Hermógenes Harada, e continuou com o impulso dado pelo IBFC Raimundo Lúlio em seus quinze anos de existência.

A revista traz artigos de autores brasileiros e estrangeiros como Fernando Domínguez Reboiras, Esteve Jaulent,Guilherme Wyllie, Jean Cormier, José Higuera, Dennys Girardi, Rafael Ramis, Josep Blanes, Anna Serra, Rafael Milanés e Celia López, além da tradução inédita da obra luliana Livro daquilo que o homem deve crer de Deus.

 
COLÓQUIO SOBRE O PENSAMENTO VIVO DE RAIMUNDO LÚLIO PDF abrir em uma nova janela Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 22 de Setembro de 2011 11:22

La cultura catalana: formació i expressió

Teve lugar na Faculdade de Filosofia São Bento, nos dias 4 a 8 de agosto de 2011, a primeira atividade organizada no país pelo IBFC Raimundo Lúlio exclusivamente com professores nacionais.

Esteve Jaulent, Jean Corrmier, Josep Blanes, Guilherne Wyllie e Lafayette de Moraes dissertaram sobre os seguintes temas: A filosofia da Linguagem em Raimundo Lúlio; A Teologia Política de Raimundo Lúlio, Felipe o Belo e Bonfácio VIII; Raimundo Lúlio: a superação do "ius gentium" romano preparando a nova visão do direito internacional; As estratégias lulianas de argumentação contra o Averroísmo Latino e A lógica de Raimundo Lúlio.

O Professor Lafayette de Moraes, o maior especialista na lógica de Jaskowsky confirmou que a lógica de Raimundo Lúlio é paraconsistente.

Acesse aqui o panfleto com o programa completo.

 
VATICANO DESBLOQUEIA O PROCESSO DE CANONIZAÇÃO DO PRECURSOR DO ECUMENISMO, RAIMUNDO LÚLIO PDF abrir em uma nova janela Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 16 de Junho de 2011 12:52

Ramon Llull en la Historia del Ecumenismo

Em 1750 o papa Bento XIV, pressionado pela influência que ainda tinham as teses antilulistas do Inquisidor Eimeric, decidiu interromper o processo de canonização de Raimundo Lúlio. Em 1911 os bispos e teólogos catalães compreenderam que era necessário reabilitar o processo e canonização do beato catalão, coisa que acaba de realizar-se cem anos depois. A Congregação para a Causa dos Santos acaba de aceitar o trabalho escrito por Josep Perarnau e do teólogo maiorquino Jordi Gayà dissipando as últimas dúvidas documentais sobre a ortodoxia do Lúlio. O primeiro passo, segundo explica o postulador da Causa de Canonização, Gabriel Ramis, será pedir a abertura da confirmação do culto. Provavelmente, diz o postulador, não será necessário creditar-lhe qualquer milagre uma vez que seus escritos teológicos são suficientes como prova de sua virtude.

Leia mais...
 
A ESCALA DE RAMON LLULL PDF abrir em uma nova janela Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 27 de Maio de 2011 10:40

A escala de Raimundo Lúlio

A Fundação Blanquerna, da Universidade Ramon Llull de Barcelona, me pediu em 2004 uma gravura para fazer de presentes institucionais.

Trabalhei em torno da ideia da "Escala de Entendimento" (a escada do conhecimento ou sabedoria) de Ramon Llull, composta por oito níveis, cada um deles representa um valor filosófico concreto. Pouco depois de fazer a gravura, apareceu em cima da mesa do estúdio uma escada de oito níveis contendo trinta e seis cubos. Sobre uma base quadrada, resultado da combinação de nove desses cubos e quando elimino um desses cubos começo a subir...

Leia todo o artigo de Alfonso Alzamora, em catalão, clicando aqui.

 
PROCESSO DE CANONIZAÇÃO PDF abrir em uma nova janela Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 01 de Fevereiro de 2011 08:19
Desbloqueado o processo de canonização de Raimundo lúlio após setecentos anos. Leia mais...

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximo > Fim >>

Página 1 de 9
Português

Megaloja

Livros em Destaque:

LANÇAMENTO
Ateísmo e Relativismo: É possível conciliar?
Anderson M.R.Alves


LANÇAMENTO
Livro Contra o Anticristo
Ramon Llull


LANÇAMENTO
Ser e Dever-ser
Anderson Machado Rodrigo Alves


LANÇAMENTO
O Sal da Consciência
Rafael Ruiz