Assunto: | Teoria do Conhecimento e da Ciência | | A ARTE DE RAIMUNDO LÚLIO E A TEORIA ESCOLÁSTICA DA CIÊNCIA Conheça outras obras de Raimundo Lúlio traduzidas para o português: O livro do gentio e dos três sábios de: Raimundo Lúlio O livro da ordem de cavalaria de: Raimundo Lúlio Livro das Bestas de: Raimundo Lúlio Livro do Amigo e do Amado de: Raimundo Lúlio O Livro dos Anjos de: Raimundo Lúlio O Livro dos Mil Provérbios de: Raimundo Lúlio Em castelhano: El hombre que demostró el cristianismo de: Santiago Mata | A ARTE LULIANA E A FILOSOFIA MODERNA | Descartes atacava a silogística aristotélico-escolástica dizendo que só servia para explicar aos outros aquilo que já se sabe. De fato, o defeito da escolástica consistia em separar a descoberta da demonstração, e reduzia a ciência apenas a esta última. O século XVII - o século do método - buscou uma "arte da descoberta geral", que fosse aplicável a todas as ciências. Não é de se estranhar, portanto, o interesse que a obra de Lúlio despertou nesse período. Além disso, para muitos autores, a busca de um método que servisse para todas as ciências implicava a crença na existência de uma ciência ou mathesis universal, que era justamente o que defendia Lúlio. O interesse da filosofia moderna pela obra de Lúlio decorre do fato de que nenhum dos discursos sobre o método surgidos nesse período pôde evitar a referência a Lúlio. A Arte luliana era um protótipo, mais ou menos bem conseguido, de suas próprias propostas. | |