Home Page Instituto Studies Dialogo Cursos Comunidade virtual Formulario contacto Patrocinadores Megaloja
 
Mapa site Instituto Home site Instituto
 

Os inícios

Costuma-se dizer que a Catalunha nasceu com o conde Wilfredo I [Guifré I] (840-897) da dinastia dos Bel-lònides, por ter sido o primeiro conde catalão que, a sua morte, passou os condados aos seus filhos, sem qualquer confirmação do seu monarca franco.

Na segunda metade do séc. VIII, os condes godos estabelecidos ao norte dos Pireneus foram entregando-se ao rei franco Pepino, o Breve. Por outro lado, alguns uales árabes responsáveis pelas cidades do lado sul dos Pireneus perceberam que os francos tratavam melhor os seus súditos que o emirado de Córdoba, e que havia nas suas terras maior estabilidade institucional e melhor defesa dos territórios. Começaram assim a cultivar sentimentos de independência. A cidade de Girona entregou-se aos francos em 785, e o seu exemplo foi seguido pelo conde de Urgell e Cerdanya. Em 801, Luís da Aquitânia conquista Barcelona. Em 806, o conde de Tolosa toma posse das regiões do Pallars e Ribagorça.

Como Córdoba enviava os seus exércitos para reprimir essas dissidências, os francos decidiram organizar ao sul dos Pireneus um território fronteiriço que evitasse a ocupação sarracena nas terras da Aquitânia e de Narbona. Esta nova circunscrição, conhecida com o nome de Marca Hispânica, manteve os mesmos distritos da época visigótica: os condados e os pagi. Estes distritos eram os cinco condados de Barcelona, Girona, Empúries, Rossilhão e Urgell e Cerdanya. A organização política implicou simultaneamente a religiosa: criaram-se as dioceses e fundaram-se mosteiros e paróquias.

A Marca Hispânica esteve desde os seus começos submetida a um conde franco: Bernardo da Septimânia, filho do conde de Tolosa.

Os reis carolíngios investiram os condes da Marca Hispânica até a morte de Wilfredo I. A partir de então se iniciou a sucessão hereditária da dignidade condal.

   
Villefranche de Conflent, perto de Jujols.

 

Mais Villefranche de Conflent.
 
Top Top