Português Br  |  Catalão  |  Inglês  |  Alemão  |  Castelhano
Home Page Instituto Studies Dialogo Cursos Comunidade virtual Formulário contato Patrocinadores Megaloja
 
Mapa site Studies
Studies
 
 

Página sobre Ramon Llull (Raimundo Lúlio), Filósofo maiorquino, leigo, casado e com dois filhos. Escreveu mais de duzentas e cinqüenta obras em catalão, árabe e latim. É conhecido pela sua "Arte", sistema unificador de todos os conhecimentos. Influiu em Nikolaus von Kues, Giovanni Pico della Mirandola, Francisco Ximenes de Cisneros, Heinrich Kornelius Agrippa von Nettesheim, Giordano Bruno, Gottfried Wilhelm Leibniz, John Dee e Jacques Lefèvre D'Etaples.

 

: A vida, uma cronologia da época, uma genealogia dos reis de Maiorca, e o mapa dos itinerários das últimas viagens do Lúlio

: Estado atual da investigação lulliana, os principais centros de promoção de estudos lullianos, o catálogo completo de suas obras atualmente mais utilizado pelos pesquisadores ( Anthony Bonner), o andamento das edições críticas da obra latina e catalã completas, a lista das abreviaturas mais utilizadas pelos lulistas e um artigo do Prof. Fernando Domínguez Reboiras sobre os começos da moderna investigação luliana na Catalunha.

: Alguns textos de Raimundo Lúlio já traduzidos ao português e a outras línguas.

: Relação de links a outros sites com estudos: Manuscritos lulianos que estão sendo digitalizados pela Freimore Freiburger Multimedia Object Repository da Albert-Ludwig-Universität-Freiburg, el Banco de dados criado pelo professor Anthony Bonner sobre manuscritos, obras, e documentação luliana.

: Alguns trabalhos importantes sobre diversos temas que deveriam ser conhecidos por todos os que se interessam pelo pensamento luliano.

: Catálogo completo das obras de alquimia do Pseudo-Lúlio, confeccionado pela Profa. Michela Pereira, da Universidade de Siena (Itália).

: Visite a loja virtual de livros do Instituto.

 


Pesquisar neste Site

 

   
NOTÍCIAS  
   
23-07-2013
REVISTA SCINTILLA

Na primeira quinzena de julho 2013 um número especial da revista Scintlla será dedicado a Raimundo Lúlio, coordenada pelo IBFC Raimundo Lúlio. Revela que o lulismo no Brasil começou graças ao sábio franciscano japonês Hermógenes Harada, e continuou com o impulso dado pelo IBFC Raimundo Lúlio em seus quinze anos de existência.

A revista traz artigos de autores brasileiros e estrangeiros como Fernando Domínguez Reboiras, Esteve Jaulent,Guilherme Wyllie, Jean Cormier, José Higuera, Dennys Girardi, Rafael Ramis, Josep Blanes, Anna Serra, Rafael Milanés e Celia López, além da tradução inédita da obra luliana Livro daquilo que o homem deve crer de Deus.

Mais ...
 
22-09-2011
COLÓQUIO SOBRE O PENSAMENTO VIVO DE RAIMUNDO LÚLIO

La cultura catalana: formació i expressió

Teve lugar na Faculdade de Filosofia São Bento, nos dias 4 a 8 de agosto de 2011, a primeira atividade organizada no país pelo IBFC Raimundo Lúlio exclusivamente com professores nacionais.

Esteve Jaulent, Jean Corrmier, Josep Blanes, Guilherne Wyllie e Lafayette de Moraes dissertaram sobre os seguintes temas: A filosofia da Linguagem em Raimundo Lúlio; A Teologia Política de Raimundo Lúlio, Felipe o Belo e Bonfácio VIII; Raimundo Lúlio: a superação do "ius gentium" romano preparando a nova visão do direito internacional; As estratégias lulianas de argumentação contra o Averroísmo Latino e A lógica de Raimundo Lúlio.

O Professor Lafayette de Moraes, o maior especialista na lógica de Jaskowsky confirmou que a lógica de Raimundo Lúlio é paraconsistente.

Acesse aqui o panfleto com o programa completo.

Mais ...
 
16-06-2011
VATICANO DESBLOQUEIA O PROCESSO DE CANONIZAÇÃO DO PRECURSOR DO ECUMENISMO, RAIMUNDO LÚLIO

Ramon Llull en la Historia del Ecumenismo

Em 1750 o papa Bento XIV, pressionado pela influência que ainda tinham as teses antilulistas do Inquisidor Eimeric, decidiu interromper o processo de canonização de Raimundo Lúlio. Em 1911 os bispos e teólogos catalães compreenderam que era necessário reabilitar o processo e canonização do beato catalão, coisa que acaba de realizar-se cem anos depois. A Congregação para a Causa dos Santos acaba de aceitar o trabalho escrito por Josep Perarnau e do teólogo maiorquino Jordi Gayà dissipando as últimas dúvidas documentais sobre a ortodoxia do Lúlio. O primeiro passo, segundo explica o postulador da Causa de Canonização, Gabriel Ramis, será pedir a abertura da confirmação do culto. Provavelmente, diz o postulador, não será necessário creditar-lhe qualquer milagre uma vez que seus escritos teológicos são suficientes como prova de sua virtude.

Mais ...
 
27-05-2011
A ESCALA DE RAMON LLULL

A escala de Raimundo Lúlio

A Fundação Blanquerna, da Universidade Ramon Llull de Barcelona, me pediu em 2004 uma gravura para fazer de presentes institucionais.

Trabalhei em torno da ideia da "Escala de Entendimento" (a escada do conhecimento ou sabedoria) de Ramon Llull, composta por oito níveis, cada um deles representa um valor filosófico concreto. Pouco depois de fazer a gravura, apareceu em cima da mesa do estúdio uma escada de oito níveis contendo trinta e seis cubos. Sobre uma base quadrada, resultado da combinação de nove desses cubos e quando elimino um desses cubos começo a subir...

Leia todo o artigo de Alfonso Alzamora, em catalão, clicando aqui.

Mais ...
 
01-02-2011
PROCESSO DE CANONIZAÇÃO
Desbloqueado o processo de canonização de Raimundo lúlio após setecentos anos. Leia mais...

Mais ...
 
 
Top Top