Home Page Instituto Studies Dialogo Cursos Comunidade virtual Formulario contacto Patrocinadores Megaloja
 
Mapa site Instituto Home site Instituto
 

Os condes hereditários

Em 844, Carlos o Calvo encomendou a morte de Bernardo da Septimânia, suspeito de conspirar contra o monarca. O godo Sunifredo sucede-o à cabeça dos condados de Barcelona, Girona e Narbona, e o seu irmão Sunário [Sunyer], sobre os do Rossilhão e Empúries.

Em 878, o rei Luís redistribui as terras da Marca Hispânica entre os descendentes de Sunifredo: investe Wilfredo I, que já era conde de Urgell, Cerdanya e Conflent, com os condados de Barcelona e Girona, concedendo-lhe o título de marchio. Com Wilfredo I começa a dinastia nacional catalã e os inícios do longo caminhar para a independência da monarquia franca.

De fato, Wilfredo I atuou com absoluta independência, nem nunca jurou fidelidade ao soberano franco, Odão, que se tinha apossado ilegitimamente do império carolíngio em 888. A partir de então e até as primeiras décadas do séc. X , os condes de Barcelona dispuseram da totalidade dos direitos públicos, promulgavam leis, concediam imunidades, convocavam assembléias e administravam a justiça, como se fossem soberanos da sua circunscrição.

No fim do séc. X, no ano de 988, o conde de Barcelona Borrelo II [Borrell II] quebrou o vínculo de vassalagem que tinha com o rei franco Hugo Capeto e, em conseqüência deste fato, a Catalunha constituiu-se num território independente, no qual o conde de Barcelona era "príncipe com plenitude real, não reconhecendo ninguém como senhor".

Ao longo do séc. XI a coesão dos condados catalães consolida-se. Contribuiu para tanto a luta contra a pressão muçulmana, a obra do abade Oliva que transformou Ripoll em um centro cultural importante, e a independência, em 1090, dos bispos catalães com relação a Narbona.

A nova organização política do país incluía as "assembléias de paz e trégua", que foram criadas pelo abade Oliva para resolver pacificamente os confrontos armados de caráter feudal.

Lista dos condes soberanos

° Guifré I [Wilfredo I] (878-897)
° Guifré II [Wilfredo II], Borrell I [Borrelo I] (897-911)
° Sunyer I [Sunário I] (911-947)
° Borrell II [Borrelo II] (947-992)
° Miró I [Miro I] (947-966)
° Ramon Borrell I [Raimundo Borrelo I] (993-1018)
° Berenguer Ramon I [Berengário Raimundo I] (1018-1035)
° Ramon Berenguer I [Raimundo Berengário I] (1035-1076)
° Ramon Berenguer II [Raimundo Berengário II] (1076-1082)
° Berenguer Ramon II [Berengário Raimundo II] (1076-1097)
° Ramon Berenguer III [Raimundo Berengário III] (1097-1131)

 
   

Em 11 de agosto de 897, o Conde Guifré el Pelós morre por causa de uma ferida recebida em combate contra as tropas árabes. A lenda narra que nesse momento deu-se a formação das quatro barras vermelhas da bandeira da Catalunha.

 
Top Top